18.6.08

Manu e o falatório

Do mesmo jeito com que começou a andar, ou seja da noite para o dia, Manu começou a falar.Desenvolveu linguagem própria, com algumas palavras em português entremeando seu discurso. Essa linguagem, o Manuelês, faz lembrar o japonês, devido à entonação e melodia, que vem constante e depois cai alguns tons, falando em linguagem técnica fonoaudióloga. (e até mesmo pela dificuldade total de compreensão).
Só mesmo fazendo leitura de expressão corporal e apelando para o sexto sentido materno é que consigo, o que só as mães conseguem: entender seus filhos dessa idade (não estou falado de entender no sentido "você nunca me entende"!Vamos deixar essa questão para a adolescência). Vocês já se deram conta que, quando vamos conversar com crianças, sempre recorremos, com olhar de socorro, para a mãe, buscando um suporte para o entendimento do diálogo?
Pois é. Manu agora é bípede e falante. E como fala! Aponta com o dedinho para tudo e dispara o seu: Acontuminumiê! Ahhhhhminumiê! Abre uma revista e relata tudo o que vê. É uma gracinha. Além de tudo isso Manu é super empolgada. Quando começa um filminho ela dá gritos, aponta para a tv (ela adora a abertura d DVD do Baby Einstein) dança com um sorrisinho bem lindo no rosto ao som de qualquer música e adora sair de casa. É sem dúvida uma Sampaio!
Ela já está com 78 cm e 10 kg, dois dentes pré-molares nascendo. Já escova os dentes com escova e pasta (eu confesso: ela não gosta!) e está de franjinha. Estou começando a formar sua franjinha, agora que o cabelo dela está enchendo. Dá para identificar os novos cabelos, que são mais curtos nascendo por baixo do mais antigo, que está comprido. Aliás, quando ela toma banho o cabelo fica abaixo do ombro, quando seca seus lindo cachinhos o fazem subir, ficando curto.
Está aprendendo a comer sozinha, colocando a comida na boca (ou com a mão, ou com a colher) e toma água no copo, sem tampa, sozinha.
Tem mania de abrir minhas gavetas e tirar tudo de dentro e anda pela casa agarrada com seu tetê. Aprendeu a falar "bu"pedindo o bico, e gosta de ficar com dois, alternado-os na boca.
Adora levar o irmão na escolinha e já vai e volta andando. No caminho sai cumprimentando todo mundo: a moça da loja de roupa, a outra do salão e o pessoal do pet shop, balança a mão e fala seu "eiiiiiiii"! Para na entrada de um prédio, sobe o degrau, se deita, passa a mão no muro da outra casa, que fica cheio de folhinhas secas e tenta, sem conseguir, enfiar a mão numa saída de água da outra. Quando chega em casa vai direto lavar as mãos!
Acho que nesse post que fez falatório fui eu! Vejam minha gatinha:




Lilypie 3rd Birthday Ticker
Lilypie 5th Birthday Ticker