4.7.07

Cidadãos, uni-vos!

Hoje fui pega de surpresa.
Algum tempo após o ocorrido com a doméstica Sirlei nas ruas do Rio de Janeiro, continuamos nossas vidas, deixando para trás aquela indignação que sentimos quando a notícia está fresca.
Pois por uma boa iniciativa pessoas que se preocupam com o futuro de seus filhos resolveram iniciar uma ação para que não esqueçamos o que aconteceu e para que algo mude na nossa sociedade.
As manchetes já não trazem mais novidades sobre este caso, em compensação, estampam nas primeiras páginas outra notícia de espancamento por jovens de classe média, no Rio de Janeiro.
Fica a pergunta: porque estes jovens, que tem todas as chances do mundo, praticam atos de barbaridade?
A resposta foi dada, e muito bem dada, pelo pai da vítima. Os pais, que não fazem como este cidadão, que pelo visto soube ser um bom pai para a doméstica, não estão sabendo criar seus filhos. Pessoas que tem acesso à informações sobre educação passam por cima das regras básicas de como formar um bom caráter. Esquecem dos limites e pensam que a responsabilidade de estruturar o caráter dos seus filhos é do professor da escola.
As declarações dos pais dos delinquentes na tv mostram que é pior tentar consertar do que evitar um erro. Um deles disse que não era justo manter crianças que estudam na cadeia. Este não sabe nem que o filho cresceu e que tem força e perversão suficientes para trincar o osso da face de uma pessoa. O outro justifica o ato de barbárie, ao declarar que eles pensaram se tratar de uma prostituta. Como isso pode ser uma justificativa? As prostitutas podem ser espancadas? Eu não sabia.
Todo cidadão brasileiro tem o direito de ir e vir. Prostitutas, domésticas, autônomos, médicos e professores. Mas este direito não garante que podemos exercitá-lo com segurança.
Como os usuários do SUS conseguirão atendimento se estão impedidos de sair para enfrentar as filas de madrugada para ter o atendimento? Será que o sistema de saúde melhorará e estas pessoas poderão ir ao médico em horário menos perigoso?
Será que teremos policiais na rua, nestes horários em que "as crianças" da classe média saem das boates, alcoolizadas, fazendo suas "travessuras" na rua, para garantir a segurança das pessoas trabalhadoras de bem?
Acho que não! Por isso devemos nos mover. Sair da cadeira e começar. Pois não podemos depender do governo para garantirmos nossa segurança pois ele não é exemplo de integridade, mas sim de impunidade!
Gente, vamos prestar muita atenção em nossos filhos! Vamos nos preocupar com suas vidas da porta para dentro e para fora de casa. Assim não teremos nunca que dar declarações de desculpas nem implorar pela liberdade de nossos filhos. Não seremos responsáveis pelo desperdício de uma vida, para que no futuro tenhamos uma geração de pessoas íntegras, como no passado, época em que os filhos respeitavam os pais, os mais velhos e os mestres da escola.
Essa corrente começou no
blog desabafo de mãe e teve repercussão no blog da Mic. Vamos aumentar esta corrente das mães blogueira contra a impunidade, afinal de contas somos as responsáveis por uma geração futura de adultos. Que tal conseguirmos fazer uma geração do bem?
A corrente contra a impunidade me pegou, agora sou um elo, de braços dados com outras mães que partilham destes sentimentos de repúdio a tudo o que vemos acontecer ao nosso redor!
Lilypie 3rd Birthday Ticker
Lilypie 5th Birthday Ticker