22.8.06

O Poder de uma criança

Amigas, passo por aqui para relatar como foi o desenvolvimento do Theo com relação ao uso do peniquinho nesse período.
É impressionante como ele amadureceu! Consegue segurar xixi e cocô e só faz quando quer! Passa bastante tempo de cuecas, sequinho, e pede para fazer o xixi, segurando o pinto.
Adotou o penico e abandonou o redutor do vaso. Arrumei um livrinho, mas o que ele gostou mesmo foi do patinho de borracha que eu encho de água para que faça xixi no penico também. É assim: Theo pede para fazer xixi (mamãe, xixi). Vamos para o banheiro, sem alardes, pego o patinho, coloco-o para fazer xixi, pegamos o penico, despejamos o "xixi" do pato no vaso e damos descarga. Depois disso tudo Theo senta-se no penico, com o patinho nas mãos. Descobri que ele segura o xixi enquanto estou por perto, então fico por ali, me olhando no espelho, não prestando atenção ao que ele está fazendo, ou falo que vou procurar algo e que já venho. Ele logo faz xixi e grita: mamãe, gandão! (ele chama seu xixi de grandão, porque antes ele segurava o xixi e fazia só um pouquinho. Então eu dizia que ele tinha feito um pequeninho e que agora era para fazer um grandão! Theo adora essa oposição de pequeno e grande, e toda vez pede o giz e o papel para desenhar bolinhas pequenas e grandes, com nossa ajuda, e repete que ela é miminha quando desenhamos uma bolinha ou gandão quando fazemos bolas grandes).
Jogamos o xixi no vaso e damos descarga para vê-lo ir embora. Theo adora, fica satisfeito com os nossos elogios e por ter conseguido fazer como um menino grandão! Sai correndo pela casa, se estica todo, fica na ponta de um só pé dizendo que ele já é grande, uma graça!
O cocô ainda está difícil de coordenar, mas uma coisa é certa, ele o segura quando está de cueca. Seus horários mudaram e isso é o sinal de que ele já tem o controle de esfíncter, tão importante nessa fase de amadurecimento.
Minha ansiedade passou, pois vi diante dos meus olhos uma rápida mudança, uma superação das angústias que eu sei que um bebê tem ao ser colocado diante desses desafios. Estamos unidos, Theo está muito carinhoso comigo, me beija a toda hora, me abraça, é muito gratificante, pois me mostra que estou seguindo o caminho certo, não o estou sendo precipitada.
Theo pegou uma virose na terça-feira, teve febre alta, piriri e vômito. Não conseguimos dar remédio via oral para ele, pois ele vomita tudo, sempre. Já tentamos Tylenol, novalgina gotas e xarope, magnopyrol com sabor chocolate e nada. Temos que recorrer ao supositório, mas como ele estava com o intestino solto a eficácia fica comprometida. Ele chegou a ter febre de 39,5 °C e corremos com ele para o chuveiro morno. No dia seguinte Theo amanheceu sem febre, se alimentando normalmente e só está um pouquinho desarranjado ainda. Esse menino é um tourinho e consegue matar no peito uma virose em um dia! Que orgulho da mamãe e do papai!
Lilypie 3rd Birthday Ticker
Lilypie 5th Birthday Ticker