31.5.05

Recapitulando

Muitos dias sem postar, muitas novidades para contar.
A consulta na pediatra foi ótima. Róccio colocou Theo sentado na mesa da Dr. Márcia, de frente para ela. A medida que ela ia falando ele ia sorrindo. Ela ficou encantada! Fora que ele ficou sentado praticamente sozinho, sem as mãos do pai, o que também é bem precoce para um bebê de 5 meses. Seu peso está ótimo, 7.685 gramas e o comprimento 66 cm.
O dentinho não está nascendo ainda. A dra. Márcia explicou que o comportamento do Theo irá mudar um pouco, ele sentirá mais a separação e poderá demandar mais atenção.
E realmente está acontecendo isso. Se estamos com ele no colo e começamos a conversar ele chora. E pára toda vez que voltamos nossa atenção para ele. Está cada vez mais difícil deixá-lo sozinho, mas estou sempre exercitando esta capacidade dele se entreter sozinho, pois é importante desgrudar da mãe, nem que seja só um pouquinho.
Por falar em desgrudar, não tem mais jeito, mês que vem começarei a introduzir alimentação variada para Theo. Não significa que ele vai desmamar, mas estamos caminhando lentamente para isso (o que está me deixando muito triste). Muitas mães sentem a separação do parto, eu também senti saudades da barriga, de senti-lo mexendo aqui dentro, mas foi uma saudade saudável, tranquila de suportar. Mas o desmame está sendo mais traumático para mim. Tenho sonhos de que as pessoas estão dando alimentos para o Theo, é horrível. Ainda bem que a Dra. Márcia fez um plano bem light, para eu ir me adaptando (e o Theo também).
Começaremos os primeiros 10 dias dando suquinho de frutas, no intervalo de uma mamada (pela manhã).
Depois introduziremos as frutinhas raspadas ou amassadas, como banana, maçã, mamão e pera., no intervalo de uma mamada (à tarde).
Depois de mais 10 dias entraremos com papinha de legumes, sem carne nem massa, aí sim substituindo uma mamada (a do almoço). Nessa fase não podemos esquecer de dar água, pois até hoje Theo não toma nada a não ser leite, e com a substituição a quantidade de líquido diminuirá.
Acho que vou gostar de dar painha para ele, e não ficarei muito triste pois continuarei a amamentá-lo por um bom tempo ainda.
Uma grande novidade é que Theo já fala mamã. E fala muitas vezes, temos várias testemunhas. Quase morri na primeira vez. Achei que era um som parecido. Mas ele só fala quando está agoniado, no colo de outras pessoas (inclusive do pai, o que está causando um ciúme enorme). É muito liiiiiiiiindo. Quando conseguir registrar em video colocarei aqui para todos verem!
Viajamos no feriado para a casa dos avós de Mantena. Theo já não suportou a viagem como da outra vez. Chorou dentro do carro, principalmente na volta, impondo muito mais paradas do que o normal (geralmente gastamos 7 horas de viagem, desta vez foram 11 horas), e estranhou a casa dos avós, não dormindo na primeira noite.
Nos outros dias fizemos um plano de guerra: não deixar o Theo dormir durante o dia, apenas cochilos rápidos, de no máximo meia hora.
Funcionou em parte, pois mesmo muito cançado, ele se recusava a dormir, ficando bastante agitado e irritado. Lá pelas 22:30 resolvemos colocá-lo no carrinho e ir passear pela rua, cantando músicas calminhas. Funcionou bem de mais a estratégia, e depois de 15 minutos Theo adormeceu e ficou assim toda a noite, acordando para mamar só às 6:30 e voltando a dormir novamente ate 8:30. Ai que bom!
No mais o passeio foi ótimo, apesar de corrido. Não deu para tia Gel tirar fotos lindas dele, não deu para irmos à roça, mas deu para matar a saudade dos priminhos, do vovô e da vovó, das tias e tios. Conhecemos a prima Marilene, o Guilherme e a Naiara. Adoramos eles!
Vovô, Vovó, obrigado por nos receber com tanto carinho, Titias, obrigado pelos presentes e pelo mimo. Adoramos todos vocês!
Ontem fomos matar as saudades dos avós daqui. Tomamos um lanche da tarde juntos.
Acho que deu para atualizar um pouco o blog, depois volto com fotos.
Um beijão
Lilypie 3rd Birthday Ticker
Lilypie 5th Birthday Ticker