4.7.08

autonomia, responsabilidade e cidadania

Essas três palavrinhas foram o tema da reunião dos pais na escola do Theo. A professora disse que, fugindo um pouco do pedagógico, devemos ensinar aos nossos filhos os conceitos dessas palavras.
e com isso algumas questões foram explicadas lá em casa. Theo, não parava de falar a palavra responsabilidade.
"Mãe, você acha que é responsabilidade guardar os brinquedos?"
"Mãe, é responsabilidade cuidar das minhas coisas"?
Agora entendi de onde vem essas indagações.
A professora falou em autonomia. disse para deixá-los tomar banho sozinhos, deixá-los se alimentar sozinhos, se virarem.
Parar de falar tudo no diminutivo.
Por isso compreendi outra fala do Theo. Na minha casa tem 2 esculturas de golfinho em madeira. Vira e mexe Theo fala algo relacionado a elas, chamando os animais de "Golfo" e não golfinhos, uma vez que o diminutivo é para bebês, achei o máximo!
Comprei até um livrinho bem legal que se chama "Bagunçado ou Bem Guardado", que fala sobre organizar os brinquedos, preservá-los e funciona com as crianças. Tocado pela estória, Theo recuperou seus quebra-cabeças e tem menos brinquedos espalhados pela casa.
A professora também falou para argumentar com eles. Por exemplo se uma criança bate em seu coleguinha elas dizem " você gostaria que fulano fizesse o mesmo com você"?.
Bem saímos da reunião mais conscientes de que nossos filhos não são mais bebês são meninos que estão sendo preparados para serem adultos de bem!
Ontem saímos só nós 3, papai eu e theo, para comermos uma pizza depois da reunião na escolinha. Sim pois depois da reunião fomos levados para a salinha de aula para conhecermos os trabalhos das crianças e para recebermos o relatório semestral.
a diretora falou para sempre valorizarmos seus trabalhos, que são feitos com muito empenho. Eu sempre elogiei e vi cada um com muito interesse, mas ontem resolvemos incrementar ainda mais, proporcionando ao theo um momento só dele conosco. E foi uma delícia. Theo pediu para irmos ao supermercado comprarmos coisas para o café da manhã. Achei uma graça, pois nós sempre tomamos café juntos, é um momento em família e acho que ele valorizou o momento também. depois pedimos pizza e vimos o caderno de trabalhinhos, cantamos e brincamos. Foi muito bom!
Mudando de assunto, estamos começando a pesquisar escolas bilíngues aqui em Belo Horizonte para matricular Theo ano que vem. Mas ainda tenho dúvidas com relação a esse método, se é realmente um ganho para a criança. Já li artigos falando que nada acrescenta, já li falando que estimula a criatividade da criança e já li que é prejudicial.
Alguém saberia me dizer mais sobre o assunto?

30.6.08

Theo 2008

Sábado aconteceu a festa Junina do Theo. Ele dançou toda a coreografia, me deixando muito orgulhosa. Fez todos os movimentos, sem ficar acanhado.
Aliás sua professora veio me aletar para o quanto o Theo estava arteiro, que eu iria me assustar com seu relatório deste bimestre. Sim, pois o Theo sempre foi um menino mais quietinho. E acho que essa soltura toda é bem positivo (vale lembrar que ele não se tornou um menino mal criado ou desobediente, só está mais ativo).
Essa mudança do Theo se refletiu nas aulas de capoeira da escola. Theo nunca quis participar da atividade. Fui à psicóloga da escola para conversar e ela me disse que o Theo é muito crítico consigo mesmo, e que, enquanto não se sentisse seguro de fazer bem feito, não arriscaria em participar da aula. E esse processo demorou 6 meses, minha gente! Faz duas semanas que ele resolveu participar. E está todo orgulhoso. Mostra a ginga, o tatu bola, o cocorinho, todos os movimentos aprendidos. Eu fiquei muito orgulhosa, pois a professora até bilhete mandou na agenda, no dia que o Theo resolveu mostrar as habilidades na arte da capoeira. Ele começou o bilhete assim:
"Que alegria!!!!!! Theo participou pela primeira vez da aula de capoeira!!!!". Foi a um acontecimento para todos lá na escolinha.
Theo também mostra amadurecimento em outros quesitos. Há dois fins de semanas atrás Theo estava fazendo cocô no penico, todo torto. Seu pai disse a ele que ele já era grande para fazer cocô lá, e que deveria fazer no vaso. Theo não pensou duas vezes, desde então só faz o número 2 no vaso, sem redutor de tampa. Se segura, faz o cocô e ainda quer ser o primeiro a limpar o bumbum, muito independente!
Mas voltando ao assunto da festa junina, ela só não foi perfeita pois Theo não pôde brincar nos brinquedos. Era piscina de bolinha, cama elástica, alguns infláveis. Isso porque ele está com cachumba, pode? ele, vacinado está desde quinta feira com a glândula do lado esquerdo inchada e dolorida. E cachumba é sinônimo de repouso. (tarefa bem difícil de fazer nessa fase do Theo).
Ontem fomos ao cinema, programa totalmente parado, para o nosso adoentado não fazer estripulia. Mas não foi bem assim. Theo conseguiu uns bons momentos de agitação nas cordas de isolamento que formavam a fila do cinema. Foi preciso o pai dele chamar a atenção para acalmá-lo.
O filme é lindo!!! O Wall.E. Adoramos! Até a Manu ficou quietinha, mesmo o filme tendo quase 2h30min de duração. Recomendo!
Manu também aproveitou a festa junina. Repetiu o mesmo comportamento super desprendido e até atrevido da festa de aniversário do fim de semana passado.
Uma mãe que estava observando me perguntou se ela era minha. Eu confirmei. Ela falou simplesmente:" Nossa, você está no sal". Mas a verdade é que Manu sabe a hora de ficar quietinha. Assistiu todas as apresentações de dança de quadrilha sentadinha no meu colo ou de pé, perto de mim, batendo palminhas e dançado no rítimo. Bem comportada, chamando até atenção de quem estava perto. Comprimenta todo mundo, mexe com as pessoas, uma graça. Mas na hora de brincar.... Difícil segurar!









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