19.7.05

voltamos...finalmente

Não, eu não queria voltar correndo da bela Arraial D'ajuda para Belo Horizonte. Mas confesso que estava doida para voltar para o blog.
Não pensem que eu abandonei minhas novas amigas e meus leitores habituais. Os dias que antecederam as férias foram de muito stress, pois um virus invadiu meu computador e fez uma devassa. Fiquei sem computador até hoje.
Mas falemos de coisas boas agora.
Theo foi tudo de bom na praia. Foram muitas novidades para um bebê, mas ele tirou de letra.
Casa nova, muitas pessoas convivendo juntas, o mar, areia, água de côco, iogurte natural, e a papinha de legumes.
Com relação à praia, Theo surpreendeu. Estava bem frio, ventando, mas no sol ficava bom. Mesmo assim Theo colocou a sunguinha e foi, conhecer a textura da areia, o contato com a água salgada, o vai e vem. Não demonstrou receio, encarando a temperatura da água muito bem, acostumando cada pedacinho do corpo que ia molhando.
A areia ele quis comer, sempre! E conseguiu. Fiquei preocupada, pois a areia pode ser suja, principalmente por causa de cachorros. Por isso e por indicação do vovô Rodrigo, passei a dar iogurte natural misturado na papa de frutas todo dia e até mesmo puro. O mais interessante é que não precisei adoçar pois Theo simplesmente adorou o iogurte. O plano de proteção deu certo, pois Theo não teve nenhum problema gastrointestinal.
Na pousada em que ficamos tinha cozinha no apartamento, o que propiciou a introdução da papinha salgada logo que chegamos. Se eu deixasse para dar quando voltássemos Theo já teria completado 7 meses e estaria um pouco tarde para introduzir este alimento. Fomos ao supermercado e compramos batata, cenoura, beterraba, cenoura amarela, chuchu, abobrinha, inhame e até mesmo mandioca. Cada papinha era composta de 2 ou 3 legumes e o caldo de carne (deixava uns pedacos de carne cozinhando junto dos legumes e depois os retirava).
Theo não fez careta e comeu sua primeira papinha que foi de carne, abobrinha e inhame, uma delícia! Mas não posso dizer que ele comeu tudo. Ele provou e comeu um pouco, querendo mamar logo em seguida.
A experiência me mostrou que intercalando a papinha com algum suco ou vitamina é melhor para ele, que come mais. Acho que deve dar sede, pois o alimento além de ser salgado (uma pitadinha de sal diga-se de passagem) ainda é pastoso, duas novidades para quem só mamava leite.
Outra observação da minha mãe foi que ao mamar o alimento vem ininterrupdamente. Ao comer a papinha ele tem que esperar as colheradas, o que fazia muitas vezes a impaciência aflorar.
A introdução da papinha teve algumas consequências. Theo sentiu a separação da mãe e ficou mais carente e choroso. Tanto que, logo depois da papinha ele tinha que mamar, mesmo tendo comido e tomado suco em quantidades satisfatórias. Passou a acordar de madrugada para mamar, o que não acontecia desde os dois meses de idade.
Tivemos que ter muita paciência e dedicação. Em muitos momentos tivemos que educá-lo, pois passou a ter um comportamento de choro por um tempão sem parar. Teve um momento em que Theo chorou por 45 minutos sem descanço. Não dormiu exausto, não chupou dedinho nem se destraiu com nada. É incrivel a apreensão de um bebê de 7 meses. Ficava nos vigiando enquanto chorava e agravava o choro toda vez que passávamos por ele sem pegá-lo no colo ou adulá-lo. É claro que tivemos que por fim nisso e pegamos o Theo finalmente. No dia seguinte a dose se repetiu, mas com uma grande diferença ele parou de chorar sozinho, sem precisar de colo. Um grande avanço! Acho que nossas atitudes estão dando certo, pois sendo firmes com ele e demonstrando que estamos por perto, ele está conseguindo superar sua angústia.
Outra grande novidade que acho estar intimamente ligada com a introduçaõ da papinha foi a aceitação do bico. Theo agora chupa o bico de verdade, fica um tempão com ele, se acalma muitas vezes. Estamos achando bom e ruim, pois o bico é um grande recurso para acalmar os bebês ávidos por sugar tudo, mesmo sem fome. Mas temos medo de não conseguirmos tirar o bico na hora certa. Mas acho que prefiro esperar por esse possível problema do que privar o bebê desse conforto.
O bico dele fica fazendo um barulhinho enquanto é chupado, igual ao bebê dos Simpsons, como lembrou o tio Bruno.
Theo fez muitos amigos na praia. Desde bebês da sua idade até adultos que conviveram com ele. O pessoal da pousada, do restaurante japonês, os vizinhos de Porto Seguro, todos sentiram com a partida do Theo. Ele é um bebê simpático e cativante. O seu amiguinho bebê foi o Pedro, um nenem de 5 meses que ficou na mesma pousada que nós. Nos encontrávamos na praia, mas Pedro não gostou do frio da água e do vento e não curtiu muito a praia. Deve ser por causa do calor de Ipatinga onde mora. Mas foi muito legal ter outro bebezinho na pousada, pois trocávamos informações e ajudas sempre, eu e a mãe do Pedro.
Íamos para a praia sempre a pé, fazendo caminhada até os nossos destinos escolhidos. Ficamos bastante na barraca de praia do Canto da Alvorada, um pouco na barraca do Farias, uma pouco na Magnólia, entre outros.
Mas o ritual era o mesmo. Acordavamos cedo, tomavamos aquele café da manhã, passavamos protetor solar (inclusive no Theo), e colocávamos o Theo no bag, quase sempre no vovô, que ficava fazendo barulho de cavalo para distrai-lo. A tralha era muita, fruta, brinquedo, fralda, roupão, toalha, sombrinha de praia, protetor solar, roupa, canga, livro, etc. A sorte é que sempre tinha pessoas a disposição para carregar uma sacolinha. A vovó, a mamãe, o papai e a tia Sônia, enquanto o vovô levava o Theo amarrado nas costas.
O vai e vem de caminhar sempre fazia o nenem dormir. Era só dar 10 minutos de caminhada para ele apagar! Chegava na praia com a corda toda!
Andar de avião também foi uma surpresa muito boa. Theo se comportou muito bem. Mamava na subida e na descida e no intervalo era só alegria. Nada de enjôo (eu sempre fico tonta e com náusea) nem de dor no ouvido. Acho que nesse ponto Theo puxou o pai, tomara!
Bem, agora falarei ao Theo:
Parabéns pelos seus 7 meses. Você está entrando nessa nova fase com mudanças que vão muito além de papinhas e frutinhas. Você está se tornando um bebê muito afetuoso. Mamãe adora quando você acaricia meu rosto, ou meus cabelos. O gesto de recostar sua cabecinha na minha e ficar por um tempinho com os olhos fechados também transmite muito amor a essa mãe que estava acostumada com um amor doador. Agora mamãe está tendo um amor correspondido, e isso é maravilhoso.
Theo mamãe te ama cada vez mais.
Parabéns
Colocarei algumas fotos da viagem, mas não todas pois são muuuuuitas. Com o tempo vou introduzindo mais
Um abraço a todos

Com o papai, curitindo a vista da pousada Posted by Picasa

Olha a foto de revista! Posted by Picasa

Totalmente praiano Posted by Picasa

Um abraço na mamãe Posted by Picasa

Eu e o meu amigo Pedro (e nossos pais também) Posted by Picasa

Eta garotinho que gostou de rede! Posted by Picasa

de cavalinho no vovô, indo para a praia Posted by Picasa

no aconchego da vovó para esquentar Posted by Picasa

tirando uma soneca na rede com o papai Posted by Picasa

Olhem o figurino inverno! Só no colinho da tia Sônia nesse dia frio Posted by Picasa

cada vez mais fundo... Posted by Picasa

experimentando essa plantinha diferente Posted by Picasa

e provando também! Posted by Picasa

entrando na água com o papai Posted by Picasa

pegando nessa nova textura Posted by Picasa

todo famliarizado com a areia, o mar... Posted by Picasa

Theo de sunga. Só sucesso! Posted by Picasa

na balsa com a vovó e um "robert" Posted by Picasa

na balsa, vendo a água Posted by Picasa

sentado na mesinha do avião Posted by Picasa
Lilypie 3rd Birthday Ticker
Lilypie 5th Birthday Ticker