7.4.08

Dentes e passos

Que linda minha flor! Ganhou mais dois dentinhos embaixo, igualando a quantidade de cima e de baixo. Agora são 8 lindo dentinhos brancos, preenchendo ainda mais seu sorriso.
Não posso descuidar, por isso Manu ganhou, semana passada, uma escovinha de dentes vermelhinha do Cocoricó e uma pasta de dente sem flúor, para proteger seus dentinhos.
Ela adorou. Via há muito tempo o irmãozinho escovando os seus, e agora se empolga quando é a sua vez. Balança as perninhas, me deixa escovar com ansiedade para que chegue a sua vez. Pega a escovinha e faz o movimento de escovar, com a escova para frente e para trás. Só que ela faz como se escovasse os dentes de trás, que ainda estão por vir, não alcançando os da frente, que realmente necssitam da escovação, uma graça! Abre a boquinha e me deixa escovar a língua quando eu peço. Segundo filho é tão bom, já faz estágio com o mais velho. Quando chega sua vez tudo já é conhecido, não é mais tanta novidade!
Ontem, em primeira mão conto a vocês, Manu deu seus primeiros passinhos sozinha. Faz tempo que ela já anda, segurando em só um dedinho, só mesmo um apoio moral, já que quase não se dependurava, sustentando e equilibrando sozinha. Mas uma certa insegurança a fazia sentar-se, toda vez em que soltávamos a mão dela, ou resolvia engatinhar para vencer um pequeno percurso, quando a chamávamos enquanto ela estava de pé apoiada em algum móvel.
Resolvi andar banstante com ela pela casa, ou no caminho de ida e volta da escolinha do Theo. são 4 quarteirões que ela anda, sem descanso, trazendo impaciência para seu irmão, que está com toda energia e não consegue acompanhar o ritmo da irmãzinha. É um passinho depois do outro, se apoiando em apenas um dedinho, fortalecendo seus músculos, se preparando para conseguir sozinha.
Enquanto isso Theo já desceu a rua e nos espera na esquina, perguntando se pode andar mais um pouquinho. Confesso que fico tensa, com medo dele ir para rua e não deixo que saia do meu campo de visão. Mas o Theo é uma criança muito tranquila e não tem rompantes de desobediência.
Quando consigo sair do trabalho para almoçar em casa é uma recompensa esses poucos minutos que tenho com meus filhinhos, podendo participar dessa rotina tão agradável.
Mas voltando ao assunto, comecei a andar muito com ela. O mais engraçado é que ela pega nosso dedo e sai puxando, esteja você de pé, sentado ou deitado. Ela escolhe um dedo a dedo, e o puxa em direção ao caminho que dá na sua telha. Não aceita que seja conduzida, ela escolhe o caminho. em casa ela faz assim: vai pelo corredor e quando chega perto do meu quarto já dá uma meia volta, para não correr o risco de lá eu querer ficar. Quando se aproxima da sala faz a mesma manobra para que no sofá eu não queira descansar. E assim ela foi pegando uma certa confiança, até que o aperto de sua mãozinha em meu dedo foi afrouxando e derepente ela ousou soltar e deu seus primeiros passinhos intencionais e decididos em direção ao papai. Depois repetiu a dose, acho que gostou dos aplausos, risos e parabéns dos seu pais e até do irmão que se empolgou com o feito.
De tarde ela já cheia de coragem conseguiu dar os passinhos clássicos da mamãe para a vovó e da mamãe para o papai, sem precisar de dedinho. daqui a pouco minha pequena sai andando pela casa!

Lilypie 3rd Birthday Ticker
Lilypie 5th Birthday Ticker