12.4.07

Meus dois

Estamos vivendo uma fase ímpar na nossa família. Temos dois indivíduos, em fases diferentes de desenvolvimento, mas que precisam muito de nós, seus pais. O Theo precisa de atenção, educação e direcionamento. As nossas atitudes com ele hoje refletirão no seu modo de ser, nas suas atitudes e postura diante da vida. A Manuela precisa de, basicamente, nutrientes e cuidados com higiene e saúde. As vacinas estando em dia, o banho tomado, fraldinha sequinha e barriguinha cheia de leitinho resultam em neném dormindo bem e, quando acordada, mostrando que seu desenvolvimento psíquico acompanha o físico, que acontece diante de nossos olhos. Ela não tem onde estar mais fofa! Celulite espalhada por todas suas dobrinhas. (Mulher só tem a felicidade de ter celulite e todos acharem lindo nesta fase: bebê). Quando está acordada nos presenteia com sorrisos mais frequentes e já demostra conseguir fazer com que suas mãozinhas alcancem algum objeto interessante.
Parece dejavú, Colocamos a Manu no carrinho, que foi do Theo, e dependuramos o ratinho que treme em um dos lados. Ela fica um bom tempo observando e analisando, derepente estica os bracinhos e começa a tocar e empurrar os pezinhos do brinquedo, igualzinho ao seu irmão!
Tem suas preferências e demonstra com bastante ênfase. Se não quer ficar deitada logo encontra um jeito de demonstrar, geralmente com um choro bem bravo!
Está passando pela fase das cólicas. Sente mais dor que o Theo. Estamos tratando com massagem, dimeticona e tylenol, nesta ordem. Encontrei uma marca de remédio para gases que não tem corantes e sabor (nem cereja, nem laranja). Manu fica mais tranquila ao tomá-lo, pois odiava o gosto do anterior! Hoje Manu tomou seu primeiro banho de sol na praça, junto com o Theo que brincou muito com outras crianças. Depois eu e o Theo fomos tomar água de coco, enquanto a Manu dormia, vigiada pela babá. Acho importante nós dois termos nossos momentos juntos, fazermos coisas que não incluam a irmã. Assim ele se sente especial, tendo minha atenção 100% para ele.
Theo demonstrou ser uma criança muito legal e positiva, que sabe dividir e conviver em grupo. Foi uma manhã muito gostosa.
Depois do passeio, com a Manu dormindo, fomos ver o filme Carros. Theo demonstrou bastante afeto, deitou no meu colo, ficamos juntinhos um bom tempo. De um tempo para cá Theo está mais autônomo, não quer ficar de chamego. Tem dias em que fico muito carente, "maior abadonada"!
Meu coração quase explodiu de tanta felicidade!
Uma certa hora, quase na hora do almoço, Theo, que deveria estar com fome, soltou uma pérola: Mamãe, estou precisando de leitinho! Depois de muita risada disse que estava na hora de papar carninha, feijão, arroz, etc e que o leitinho era para depois da escolinha, na hora de dormir.
Aliás a hora do almoço melhorou muito aqui em casa. Faço questão de almoçar com ele, mas não estava sendo uma hora muito prazerosa. Theo, que sacou o valor que dou para a boa alimentação, começou a não querer comer, acho que para me preocupar e chamar atenção. Confesso que ele conseguiu seu objetivo de início. Tentava conversar, convencer, impor e até demonstrar minha grande preocupação. Nada adiantava. Ele acabava indo para a escola de barriga vazia. De um tempo para cá resolvi ignorar as ameaças.
-Mamãe, quero papar não!
-Tudo bem filho, vai escovar os dentes com a Bete e colocar o uniforme da escolinha...
-Não mamãe, quero papar sim!
Assim ele senta-se ao meu lado (já abolimos o cadeirão e o colocamos na mesa, para que ele comece a aprender a se alimentar sozinho) e almoça, bem!
Outra mudança em prol do almoço feliz foi a mudança da fórmula do leite matutino. Eram 3 colheres de sopa de leite Ninho, 1 colher de sopa de Mucilon e uma fruta (de preferência banana ou abacate). Agora tiramos o Mucilon e estamos colocando frutas menos calóricas, como mamão, maçã e pera. Deixamos a primeira fórmula para noite, antes de dormir. Agora ele fica com fome, o que não acontecia antes.
Mas não sei explicar porque começamos a dar este leite turbinado de manhã. Tenho quase certeza que foi para suprir a falta de apetite da hora do almoço. Ates Theo toamva leitinho puro de manhã com um pãozinho com queijo, depois comia uma fruta no meio da manhã e por fim almoçava, direitinho. Passou a não querer nada no meio da manhã e almocava bem menos. Resolvi juntar o carboidrato do pãozinho e a porção de fruta no leitinho, acrescentando o Mucilon e a banana. Agora fiquei confusa, quem veio primeiro o ovo ou a galinha?
Ser mãe é isso aí, criatividade com as mesmices do dia-a-dia!

Theo com seus brinquedos de páscoa: miniaturas dos personagens do filme Carros


Manu, tranquila no domingo de Páscoa, deixando a mamãe livre para fazer, junto com a vovó, um belo bacalhau a portuguesa para o almoço.

Theo com 1 mês Manuela com 1 mês


Lilypie 3rd Birthday Ticker
Lilypie 5th Birthday Ticker