27.2.08

365 dias

Se voltássemos no tempo, os 365 dias que se passaram desde que Manu veio ao mundo, estaríamos no hospital, festejando nossa menina, que nasceu a tarde, em um parto tranquilo e emocionante.
Eu ja a teria amamentado, já a teria carinhado, encostando a pontinha do meu nariz no dela, como gosto de fazer com meus bebês. Acho o toque de nariz super macio, além de nos permitir sentir o cheirinho do nosso bebê bem de perto.
Na verdade faço isso até hoje em meus filhos, mesmo eles deixando de ser bebês!
Estaríamos agora tentando dormir, o que pudemos constatar ao longo da noite ser tarefa difícil, uma vez que Manu, que já havia levantado seu pescoço para sapear logo que chegou ao quarto, queria ir ao berçário a toda hora. Pensávamos estar com a fraldinha suja, o que constatávamos não ser o motivo da inquietação ao chegar lá. Voltávamos, na esperança de dormir.
Que nada! ela deve estar com fome. Será que meu leite está pouco? Víamos que não, que o leitinho estava suficiente e nutritivo, ao vermos o bebezinho de horas de nascido recusando a mamaderinha improvisada com glicose.
Não ela não precisava de nada! Queria aprender o mundo minha pequenina, absorvendo a luz dos corredores do hospital ao longo do trajeto quarto-berçário.
Tão logo pudemos aprender a ser pais da Manu. Ela é meu chocolate com pimenta. Meiga e carinhosa, se encosta, abraça e beija, segura seu gatinho de pelúcia apertando-o contra o rosto dando gritinhos de ternura. Sorri e nos recebe em casa com um sonoro "Ehiiiiii"!
Mas é também um poço de vontade. Exige, se impõe, grita quando não quer, ou quer muito alguma coisa.
Hoje me deparei com um aconselhamento de meu filho, que me alertou, ao notar que eu estava chamando a atenção da irmã: "mamãe, não chama atenção dela que ela fica brava"!
Manu completa seu primeiro aninho com muitas conquista. Está quase andando, o que foi uma rápida evolução, pois a apenas uns 15 dias ela ficava de pé, segurando em algum apoio, mas não tinha um mínimo de equilíbrio e controle do corpo. Hoje está confiante, se encheu de coragem depois de experimentar o sucesso das tentativas de ficar de pé sem se segurar e de dar os primeiros passinhos sozinha! Fala muito pouco, mas alô, com alguma coisa parecida com telefone no ouvido ela fala! Fala mamãe, quando está muito no aperto, fala dáaaa, quando quer algo, fala zizuzijháaaaa! quando vai ficar de pé, como a vovó ensinou: "Manu, 1,2 e já! Tharãn!
Resolver não querer mamar no peito aos 11 meses. Para não me magoar dava um golinho, quando estava na hora de mamar. Eu, entendendo o recado, parei de oferecer o peito e ela não sentiu, já estava decidida. foi muito tranquilo, inclusive para mim, pois sei que tenho uma garota de personalidade forte em casa. Agora, seu leitinho já se modificou novamente. A mamadeira foi aposentada de vez e ela toma leitinho como seu irmão. Na mesma hora com um copo parecido. A fórmula do leite, que agora não é mais o Nestogeno e sim o Ninho 1+ ganhou a fruta, a castanha a aveia e o mucilon, como fazemos para o Theo. Na hora de comer já segura a colher, com ajuda consegue colocar a comida em sua boca.
É muito inteligente e consegue aprender com facilidade, só observando. Já brinca sozinha, por longos períodos e adora encaixar objetos. Prefere o controle remoto ou telefone, sem fio, fixo, celular, a qualquer brinquedo e ama de paixão seu irmão.
De manhã, ao escutar a famosa frase do irmão"Mamãe, cordei"! Se anima toda dá pulinhos e começa a chamar Thé, Thé. Ao conseguir alcançar o lourinho lhe dá um abracinho carinhoso, deitando a cabecinha em seu peito, é lindo de ver. E o Theo se derrete, repetindo "ela é tão bonitinha, né mamãe"?
Meu coração não se aguenta de tanta alegria!
E hoje? Cantamos parabéns para você, acompanhados pelas palminhas da aniversariante, que também dança, se remexendo toda ao ouvir uma música animada (funk e samba são os prediletos). Fica de pé e flexiona os joelhos, no rítimo da música! Demos muitos beijos e carinhos na nossa menininha. Ela recebeu telefonema das avós e tias, que retribuiu com sua vozinha bastante rouquinha e grave "aiô, uóuó".
Daqui a alguns dias teremos a festinha do seu aniversário. Faremos a festa bem delicada e feminina, acompanhada pelas fadinhas que tanto gostamos e que acabou se tornando um apelidinho para a Manu. Hoje ela é tintim, como a fadinha do Peter Pam. Mas ela não é chamada assim por se parecer com a sininho. Eu a chamava de pitintim, que logo virou tintim!
Manu, Flor do meu jardim! Vida que me alegra e me enriquce e desafia!
Te amo, sou sua mamãe para sempre e sempre a terei em meu coração.
Mamãe estará com você e você estará comigo. Como sou feliz!
Filhinha, parabéns pelo seu primeiro aninho. Você nos deu este tempo de presente!
Queremos muito retribuir com o nosso amor!
Papai, mamãe e seu irmãozinho Theo estamos ansiosos em ter o segundo, terceiro, quarto, quinto ano com você, para sempre! Viva a Manuguinha!!!!!














Lilypie 3rd Birthday Ticker
Lilypie 5th Birthday Ticker