27.7.05

Tutti buona gente

Theo demonstrou ser um italianinho da gema. Acabou de comer uma papinha de macarrãozinho com abóbora e frango, e devorou. Não esperava a próxima colherada e já chorava querendo outra.
Mas as raízes brasileiras também estão presentes. No almoço comeu e adorou papinha de arroz, feijão, couve e carninha, tudo bem amassadinho.
Quantas novidades gastronômicas, né Theozinho?
P.S. É bom deixar registrado textualmente e visualmente(através de fotos) esse gosto por legumes e verduras para, no futuro, poder provar para ele o quanto ele comia e gostasse, caso venha a passar a não gostar mais dessas coisas saudáveis.

26.7.05

Crise dos 8 meses aos 7?

Lendo uma edição especial sobre criação de filhos da revista Cláudia nos deparamos com um artigo sobre a crise dos 8 meses do Dr. Antônio Carlos Amador Pereira, que nos trouxe muitas explicações sobre o comportamnto do Theo, que está mudado desde o final dos seus 6 meses.
este artigo diz que o bebê desta idade apresenta novas reações à ausencia materna, sendo esta a primeira "crise existencial", batizada de angústia dos 8 meses ou ansiedade da separação.
Este sentimento de separação da mãe ocorre quando o bebê descobre que ele e a mãe são indivíduos distintos e não uma unidade.
A criança conta com algumas ferramentas para conseguir elaborar essa perda e passar por esta fase de angútia. As brincadeiras são esse meio de extravasar seus medos. Tem um livro que se chama El niño y sus juegos de Arminda Aberastury que descreve as brincdeiras das muitas fases do desenvolvimento da criança em seu primeiro ano de vida.
As brincadeiras como o famoso "pude, Achou" são muito importantes para o bebê superar a separação da mãe. Outras muitas como jogar algum objeto no chão para pegarmos, abrir e fechar os olhos repetidamente, entre outros.
Esse assunto pode ser um pouco "psicólogo"demais, mas nos trouxe uma explicação e uma mudança de conduta com o comportamento do Theo. A impaciência deu lugar a um sentimento de querer ajudar nosso pequenino a superar sua angústia. E acho que essa mudança deu certo, pois essa noite Theo não chorou para dormir e nem acordou de madrugada.
Deve estar se sentindo mais seguro e entendendo que eu não estou com ele em certos momentos, mas não significa que eu sumi para sempre.
Outra consideração que deve ser feita é que essa separação e angústia são extremamente saudáveis e necessárias ao desenvolvimetno do bebê. A figura do pai entra de vez nessa relação, trazendo ao filho uma amplitude de relacionamento.
O pai participa dos cuidados com o filho, brinca com ele, o alimenta, demonstrando que os cuidados de pai e de mãe são parecido mas possuem algumas diferenças.
Mudando de assunto, Theo ontem cortou o dedinho em uma gilete. Ela estava dentro de uma caixinha de manicure que estava sobre a cama, ao meu lado. Theo estava sentadinho a uma certa distância, quando de repente se jogou, querendo pegar a novidade e foi com a mão direto na lâmina. Resultado: muito sangue, nenhum choro e uma mãe desesperada. Pressionei o corte, coloquei a mãozinha para cima, passei açúcar, nada. Sangue minava. Depois de uns 20 minutos o sangramento deu uma trégua. Enrolei o dedinho um um microporo com algodão e observei. Depois de um tempo o sangramento voltou.
Fomos ao hospital. Entrando no consultório relatamos à médica como foi o ferimento, levamos a lâmina, cartão de vacina. Antes mesmo de olhar o corte, que estava com o curativo, a médica já foi dizendo que o cirurgião estava no bloco e que poderia dar um pontinho caso fosse necessário.
Ao abrir o corte, o que pudemos observar da reação da médica foi um sorriso de canto de boca e um olhar um tanto quanto espantado para nós. O que estava sendo chamado de corte foi na verdade duas raladas, bem superficiais e que já tinham começado a cicatrizar.
Quase morri de vergonha. Acho que a médica deve estar rindo de nós até agora.
Rsolvemos sair do hospital e passar na loja para comprarmos a cadeira de alimentação do Theo, para finalmente ele estar a nossa altura nas refeições.
Bem acho que por hoje é só. Um abraço a todos.
Lilypie 3rd Birthday Ticker
Lilypie 5th Birthday Ticker