3.11.06

Que?

Estávamos nos preparando para ir ao aniversário de 4 anos do Daniel. Theo já estava impecável, pentiado e cheiroso e eu secando meu cabelo. Ele curioso com o secador (venceu o medo desse vento barulhento e agora virou seu mais novo explorador) queria apertar o botão para ligar. Ele dizia:
-Petá... Petá... (apertar). Quando ele quer alguma coisa fica repetindo sem fim, até conseguir o que quer. Estamos tentando ensiná-lo a pedir uma única vez, mas a insistência infantil é algo difícil de contornar.
Como estava com pressa, pois o Róccio ia nos buscar embreve, eu neguei. Ele, nada satisfeito com minha resposta, resolveu perguntar de novo, agora de forma mais convincente:
- Mamãe, petá!
Não me segurei no riso. Achei o máximo ele tentar me comover e mudara forma como pede. Claro que deixei. Ele olhou para mim, com seu olhar de vitória e disse:
-mamãe petá de novo!
Ele já formula suas frases. Abi potão (ele é o membro da família responsável em abrir e fechar o portão da garagem, apertando o botão do "contoio" de forma correta, esperando o carro passar para apertar de novo e fechá-lo). Binca Lholhó (ir para escolinha e brincar com a Loló sua professora).
Ele também está ótimo tentando de esquivar de algum sermão ao ser perguntado sobre "quem" havia feito determinada coisa errada.
-"Quem quebrou a casinha?". Resposta:
-"Papai"
-"Quem ligou o som"?
-"Bebé" (sua babá)
É claro que falamos que não era aquela pessoa e sim o Theo.
É uma criança educada, dá monoite (boa noite) ao dormir e bomdia ao acordar. Pede xenxa (licença) para passar, ou mesmo quando está brincando e chega outra criança para atrapalhar ou disputar o lugar.
Pede para ir pacasa, quando se cansa e para mimir. Pede detinho (leitinho) quando está com fome e já escolhe o que quer comer. Essa semana, desde de segunda feira pede para comer manga de manhã. Hoje perguntamos Theo você quer papar maçã ou pêra? Peia.
Isso facilita muito o trabalho de tentar fazê-lo comer, quando o que era oferecido não era o que ele queria, mas ainda não sabia dizer.
Determina também quem vai fazer determinada coisa. Vovó xixi, papai cová dentinho, mamãe água. As vezes suas escolhas não são as mais práticas e não adianta muito tentar chamar à razão.
-" Theosinho, mamãe já está de pé e papai está deitado. Vamos fazer xixi com a mamãe?" Resposta:
"-Papai".
É claro que quando não dá, pegamos pela mão e levamos, mesmo contrariando seus desejos, mas quando podemos atender, fazemos.
Adora sair de casa e fica muito ansioso. Aprendemos a só chamá-lo quando realmente estamos para sair de casa, senão ninguém aguenta os pedidos de pissiá.
Não é birrento, mesmo estando na idade para tal. O que faz (e que confesso ser muito irritante) é chorar quando contrariado. Mas não é só chorar. É chorar sem parar. Por 30 minutos se não for feito nada. E muitas vezes a solução é uma palmada bem dada ou castigo. Depois do estresse temos um anjo de criança de novo em casa, o mal humor passa e dá lugar à brincadeira.
No aniversário que fomos, Theo se divertiu muito na piscina de bolinhas, no carrinho de fliperama e no parquinho. Lanchou educadamente, mesmo tendo passado um furacão quando as outras crianças se sentaram, ganharam o lanche, fizeram toda algazarra e saíram em disparada. Theo degustou calmamente todas as guloseimas oferecidas. Os prediletos foram a batatinha, jujuba e água. Ao acabar a que estava em seu copo, levantou os olhinhos, olhou para o monitor que estava servindo e pediu:
-"Moço, água"
Fiquei de queixo caído! Ele não pediu nem para mim nem para o papai que estava ao seu lado. Foi direto na fonte. Ele realmente está crescendo.
Ontem tivemos uma sessão "recordar é viver" na casa de meus pais. Papai pegou seus saxofones, que estudava quando eu tinha meus 12 anos, e tocou para o Theo. Róccio ficou entusiasmado e demonstrou ter boa "embocadura". Theo se encantou com aquele tanto de teclas e rendeu boas fotos.
Meu barrigão é de 22 semanas. Já estou sentindo a barriga um pouco dura, o que resultou em mais repouso e suspensão das atividades físicas até próxima consulta (dia 10/11), mas está tudo bem.
O nome ainda não foi escolhido, acho que porque ainda não tivemos a confirmação do sexo. Aceito sugestões!

Lilypie 3rd Birthday Ticker
Lilypie 5th Birthday Ticker