11.8.06

Theo e as fraldas

Começamos a tentar tirar as fraldas do Theo. Deixamos que ele fique de cuequinhas quase o dia todo, e colocamos as fraldas nas horas de sair e dormir. A redução de fraldas já é boa, mas o processo é bem mais complexo do que eu imaginava.
A Bete já deu algum suporte, me dizendo por exemplo que o penico deve ficar no banheiro e a criança deve ser levada até ele. Não se deve colocar penico no quarto e nem se deve deixá-lo na mão da criança como brinquedo.
Theo não quis saber de sentar no penico por nada! Está todo acanhado e se nega a ficar sentado. Começamos a dar brinquedos para distraí-lo, assim ele fica sentandinho um pouco, mas logo se levanta.
Quando vejo que ele está apertado para fazer xixi (fica apertando o pintinho) levo-o para o penico. aí é um drama. Ele faz um pouquinho e prende e fica sentindo muito desconforto. Então termina de fazer o xixi na cuequinha.
O cocô é mais fácil, pois Theo já tem horários para isso e demonstra que está com vontade de fazer se escondendo num cantinho. A Bete ontem conseguiu pegá-lo antes de fazer o cocô e colocá-lo no vaso, ele acabou fazendo lá mesmo.
Porém hoje de manhã aconteceu um fato que me deixou preocupada e resolvi pesquisar sobre o assunto (o que eu devia ter feito antes, mas não achei que o processo fosse tão complicado assim). Ao acordar, peguei o Theo do berço e logo troquei a fralda para irmos tomar café. Coloquei-o na cadeirinha e dei o leite. De repente Theo começou a ficar muito inquieto, pegando no pintinho e dizendo xixi. Vi que ele estava muito apertado para fazer xixi, mas não queria fazer na fralda. Corri com ele para o banheiro, tirei sua fraldinha e o sentei no peniquinho. Ele fez um pouquinho de xixi mas chorando e querendo se levantar. Tentei mais um pouco mas vi que ele já estava muito incomodado então deixei que ele se levantasse o que acabou em xixi no chão. Não briguei com ele. Enxuguei-o e limpei o banheiro sem falar nada. Fiquei sem saber o que pensar, só que eu poderia estar fazendo tudo errado.
Pesquisei um pouco e li isto:
O Dr. Ruy Pupo sugere que os pais comecem o treinamento com o controle da evacuação e só depois de completada essa fase passem para o controle urinário diurno e, como última etapa, o noturno. O ideal é usar o peniquinho ou o vaso sanitário com adaptador para crianças.
Já cometi um erro, pois comecei simultâneamente à levá-lo ao penico tanto para fazer xixi, quanto para cocô.
Para começar, ele recomenda colocar a criança no peniquinho em torno de três vezes por dia, cerca de vinte minutos após as principais refeições. Se já houver um horário em que ela evacue com mais freqüência, aproveite essa rotina.
Deixe-a no peniquinho no máximo durante 10 ou 15 minutos, sempre com a atenção de um adulto. Você pode conversar, contar historinhas, fazer massagem no abdômen. Os primeiros sinais de controle levam algum tempo, por isso não desanime, elogie sempre os esforços da criança e ignore, sem comentar, as dificuldades.
O controle da urina durante o dia fica mais simples quando o bebê já aprendeu a evacuar. Pode-se incentivar a criança a tentar urinar a cada três horas, mais ou menos, levando-a até o peniquinho ou ao banheiro e explicando o que se deseja. Vale até imitar o barulhinho do xixi. Geralmente, o controle é obtido por volta dos 2 anos e meio ou 3 anos, sempre aproximadamente.Para retirar a fralda noturna, os pais devem observar se a criança amanhece seca durante alguns dias consecutivos. Evitar oferecer grandes volumes de líqüido após o jantar e colocar a criança para urinar antes de ir para a cama são medidas úteis. A etapa de controle da urina noturna é mais longa e pode ir até os 5 ou 6 anos de idade.
Mas nunca é tarde para aprendermos com os erros e corrigí-los, não é mesmo? Depois volto para contar nossos avanços, juntos!

Escrevi isto ontem e já tenho algumas impressões sobre estas dicas. Na prática tudo é muito mais difícil. Seu filho está de cuecas, demonstrando estar doido para fazer xixi, apertando o pintinho e cruzando as perninhas. Você vai:

a) deixar que ele se molhe porque você leu que primeiramente seu bebê deve aprender a controlar o cocô para depois controlar o xixi.
b) correr para colocar a fralda antes que ele se molhe
c) não deixá-lo de cuecas e adiar este problema
d) colocá-lo para tentar fazer o xixi no penico

Ontem comprei um redutor de vaso que não se adaptou na tampa lá de casa, não é o fim? Mas mesmo ficando assim torto, colocamos o Theo e ele ficou um pouquinho mais. Resolvi comprar um livrinho para deixar só no banheiro, para estimulá-lo a ficar lá se divertindo e acostumando ao novo ambiente.
O que está sendo bom nisso tudo é que percebo que o controle do Theo tanto para xixi quanto para o cocô funciona muito bem, pois a toda hora ele prende e só faz quando realmente se sente confortável para fazer. Aos poucos conseguiremos!
Abaixo alguma fotos das férias que tiveram a presença da Tia Lú, do Tio Giordano e dos primos Raiane, Camila, Rodrigo e Marcos. Theo aproveitou demais, foi ao cinema assistir Piratas do Caribe e Carros. No primeiro para sossego dos pais ele dormiu o filme todo, no segundo se divertiu nos primeiros 30 minutos de filme, assistindo, se empolgando nas cenas da corrida e comendo pipoca. Depois se cansou e ficou descendo e subindo as escadas da sala de cinema até o filme acabar.
Comeu sanduiche com milk shake no almoço, foi ao parque, ao museu, ganhou um balão do Bob Esponja, aprendeu a falar Bob e Vouuu, pois seu balão foi parar no teto do shopping, caiu e ralou o joelho (e até hoje, mesmo sem vestígios do machucado ainda aponta para o joelho e fala dodói, gandão), matou as saudades dos primos e voltou à rotina depois que eles voltaram.
Nós temos uma boa novidade também: estamos de casa nova! Ainda não nos mudamos, mas o apartamento é lindo! Tem uma pequena área privativa para as crianças! (ai que emoção poder falar "minhas crianças").
Para o Papai desejamos um feliz dia dos pais, agora maior pois a paternidade é dupla! Todos lhe amamos muito, você é um paizão!
Para todos os papais aí vai o nosso abração!
Feliz Dia dos Pais

Posted by Picasa
Lilypie 3rd Birthday Ticker
Lilypie 5th Birthday Ticker