6.9.07

Ser mãe é muito bom!

Gente, ser mãe é bom demais. Somos donas de decisões que, quando acertadas nos trazem um bem estar fora do comum!
Algumas mães podem até não ser mulheres de negócio, mas nós todas, temos que ter estratégias, planos e decisões para tocar o "barco casa" a diante.
Hoje aconteceu comigo. Tomei uma bela decisão, que trouxe um bem estar enorme aqui para casa.
Estávamos enfrentando problemas na hora do almoço. Theo se recusava a comer, fazia de tudo para nos irritar. Estava rolando estresse, castigo, brigas. E eu valorizo de mais a hora da refeição em família. Acho que deve ser um momento de intimidade, contato e alegria.
Já faz um tempo que tirei o Theo do Cadeirão e o coloquei para almoçar à mesa conosco. Depois, por mal comportamento, resolvi voltar a usá-la. Como se ele tivesse perdido algo já conquistado pelo mal comportamento. Mas, pensando de forma prática, precisarei desta cadeira em breve para uso da Manu. Já pensou? Theo, que nunca fez questão da cadeira, resolver morrer de amores pelo objeto, só porque eu o daria para a irmã?
Esperei um dia de bom comportamento e disse que ele poderia ir para a mesa conosco novamente. Pedi para a Clea guardá-la. Mas mesmo assim, ele fazia das suas na hora da refeição.
Mesmo sentado junto conosco era a babá quem dava comida em sua boca, até hoje!
Era uma luta, menino com a boca trancada, virando de costas, até ir para debaixo da mesa ele já foi, e a babá atrás.
Mas hoje tomei minha decisão, como "mãe de negócios". Resolvi mudar toda logística daqui de casa. Nada de comidinha na boca mais! Theo vai se alimentar sozinho a partir de agora!
Na hora do almoço ele veio, sentou-se, pegou a colher e.... Comeu tudo sozinho! Até a "florzinha" (bróclolis). E o melhor de tudo não foi isso. Ele comeu sozinho, adorou, ficou numa alegria só! Disse que o tomate ia encontrar com o cocó na barriguinha e mandava um pedacinho para a boca. Depois começamos a brincar, sim, as brigas deram lugar à brincadeira, da festa na barriga (seguindo os conselhos das Mothern). Gente, fiquei até emocionada, me sentindo demais!
A natação também está uma beleza. Trocamos Theo de escolinha. No início ele estranhou, mas agora adora tudo, fica ansioso para ir. E o melhor é que quando eu o levo (faço de tudo para isso acontecer) ele ganha um horário dele só comigo. Ele fica muito carinhoso e alegre. Me abraça, canta fica falante e sorridente.
Já a Manu está tomando seu suquinho de manhã e estamos tentando dar a frutinha de tarde. Ela cospiu banana, maçã e pêra. Gostou só de mamão amassadinho. Teríamos que começar a papinha salgada semana que vem, mas como ela ainda não aceitou a fruta, esperarei uma adaptação melhor.
O suco também está entrando nos eixos ainda. Tivemos problemas com os copos e eu estava até dando mamadeira para ela. Mas na última consulta, a médica me aconselhou a não oferecer na mamdeira, insistir no copo, para simplificar o desmame. Resolvemos insistir com o copo então e agora ela está conseguindo tomar. Primeiro comprei uma mamadeira da Mam que vem com um bico de treinamento. É um bico similar ao do copo, reto e com três furos, más feito de material macio. Achei o ideal, mas quando fomos estrear vimos que os furos são grandes e que com uma mamada ela puxava uma grande quantidade de suco, que ia tudo para fora da boca. Comprei então o copo antivazamento da Mam. Ele tem uma válvula, que faz com que o líquido só saia sea criança sugar. O problema é que o bico é rígido, ela estranha aquele contato em sua boca.
Estamos revezando os dois copos e ela está aprendendo a tomar seu suquinho nos dois.
Tenho deixado leitinho meu em casa também. Esta semana foi super apertada, saí muito de casa. Tirei muito leite para a Manu tomar. Vi que ela mama muito pouquinho. Vocês acreditam que cada mamadeira, que a deixa satisfeita, tem só 50 ml de leite? O suco ela toma quase isso também. O mamão são duas colheradas e pronto! Come como um passarinho minha Manu!
Outra novidade é que ela já está transpondo os limites. Não se contenta em ficar sentada. Quer ir além. Buscar brinquedos que não estão ao seu alcance. E ela consegue, se jogando em direção ao objeto, se esticando toda até pegar o que quer. Quando a distância ainda é muito grande ela fica muito decepcionada, fica se esticando, sem desistir. Daqui a pouco conseguirá engatinhar!
Aprendeu também a fazer brrrrrr com a boca, uma graça. Fica toda babada. Alias, ela só não, quem está por perto também.
Está apaixonada pelos pezinhos e fica observando as mãozinhas, girando-as de um lado para o outro, como fazia seu irmão. Tira a meia do pé e adora colocá-la na boca, fazendo com que sejam trocadas várias vezes ao dia, pois ficam enxarcadas.
Voltou da pediatra com os parabéns. Mantem sua curva de crescimento intacta. Sempre no percentil 50. Está pesando 7.600g e medindo 68 cm. O choro noturno, que eu queria resolver com o leite engrossado tem outro motivo. Já é a angústia da separação, tão famosa. A pediatra constatou isso depois que eu disse que eu dava o biquinho e ela consolava. Se fosse fome o chororô não pararia.
Manu, mamãe tá aqui, viu? Não precisa de cholá, como diz o Theo!
Lilypie 3rd Birthday Ticker
Lilypie 5th Birthday Ticker