18.6.08

Manu e o falatório

Do mesmo jeito com que começou a andar, ou seja da noite para o dia, Manu começou a falar.Desenvolveu linguagem própria, com algumas palavras em português entremeando seu discurso. Essa linguagem, o Manuelês, faz lembrar o japonês, devido à entonação e melodia, que vem constante e depois cai alguns tons, falando em linguagem técnica fonoaudióloga. (e até mesmo pela dificuldade total de compreensão).
Só mesmo fazendo leitura de expressão corporal e apelando para o sexto sentido materno é que consigo, o que só as mães conseguem: entender seus filhos dessa idade (não estou falado de entender no sentido "você nunca me entende"!Vamos deixar essa questão para a adolescência). Vocês já se deram conta que, quando vamos conversar com crianças, sempre recorremos, com olhar de socorro, para a mãe, buscando um suporte para o entendimento do diálogo?
Pois é. Manu agora é bípede e falante. E como fala! Aponta com o dedinho para tudo e dispara o seu: Acontuminumiê! Ahhhhhminumiê! Abre uma revista e relata tudo o que vê. É uma gracinha. Além de tudo isso Manu é super empolgada. Quando começa um filminho ela dá gritos, aponta para a tv (ela adora a abertura d DVD do Baby Einstein) dança com um sorrisinho bem lindo no rosto ao som de qualquer música e adora sair de casa. É sem dúvida uma Sampaio!
Ela já está com 78 cm e 10 kg, dois dentes pré-molares nascendo. Já escova os dentes com escova e pasta (eu confesso: ela não gosta!) e está de franjinha. Estou começando a formar sua franjinha, agora que o cabelo dela está enchendo. Dá para identificar os novos cabelos, que são mais curtos nascendo por baixo do mais antigo, que está comprido. Aliás, quando ela toma banho o cabelo fica abaixo do ombro, quando seca seus lindo cachinhos o fazem subir, ficando curto.
Está aprendendo a comer sozinha, colocando a comida na boca (ou com a mão, ou com a colher) e toma água no copo, sem tampa, sozinha.
Tem mania de abrir minhas gavetas e tirar tudo de dentro e anda pela casa agarrada com seu tetê. Aprendeu a falar "bu"pedindo o bico, e gosta de ficar com dois, alternado-os na boca.
Adora levar o irmão na escolinha e já vai e volta andando. No caminho sai cumprimentando todo mundo: a moça da loja de roupa, a outra do salão e o pessoal do pet shop, balança a mão e fala seu "eiiiiiiii"! Para na entrada de um prédio, sobe o degrau, se deita, passa a mão no muro da outra casa, que fica cheio de folhinhas secas e tenta, sem conseguir, enfiar a mão numa saída de água da outra. Quando chega em casa vai direto lavar as mãos!
Acho que nesse post que fez falatório fui eu! Vejam minha gatinha:




2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Su, há quanto tempo eu não comento aqui. A manu está linda!!!E o Theo um gato! Eu estou g´ravida de 5 meses e será outro meninão!!!! beijos em todos

Anônimo disse...

Suuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!
bão né fia? Te adoro viu, passei aqui
pra dar uma olhada nas fotinhas dos
meninos e eles estão tão lindos, tão
lindos...fiquei com vontade de te falar isso! =) Salvei todas as fotos no meu pc! Vou colocar essa última da Manuuuu no meu desktopio! Lindinha demais! Bjs Su, do seu brother mega sinistro! Te adoro fia!

Lilypie 3rd Birthday Ticker
Lilypie 5th Birthday Ticker