2.5.06

Nova gramática da Língua Portuguesa

Theo está entrando para o mundo da gramática. Já concebe, dentro de sua lógica, primórdios de frases e concordâncias surpreendentes.
Já sabe falar bubu, água, vovô e papai a algum tempo.
Mas a palavra papai não sai mais de sua boca. Toda hora chama o pai, tira o bico da boca de manhã e "papaiii". Para tudo é papai. Então não se deu por satisfeito e aplicou nas outras palavras do seu repertório a cadência da palavra preferida. Vou explicar: bubu virou bubui, água virou águoi, vovô (na verdade é bobô) virou boboi. Tudo agora termina com "i", como papai.
Eu continuo mamãe. Mas a minha mãe não é vovó (ou bobói) é mãe! Com esta entonação. Descobrimos que ele a chama assim pois repete o que ele vê. Eu sempre a chamo de mãe. Então ela é mãe. ponto.
Ele também está todo doninho de si. Na rua quer andar sem dar a mão, uma luta. Quer comer sozinho, falar ao telefone (ele está cada vez mais engraçado, com o fone no ouvido, inventa muitas conversas, entre as palavras de seu vocabulário pescamos um "oi", "tá","alô". As entonações são de conversas mesmo. As vezes mais bravas outras amistosas.). Quando tem sede pede "águoi" e determina quem vai dar a ele. Começou a empurrar o copo na direção da pessoa escolhida. Depois resolveu verbalmente este problema. Agora ele já formula sua primeira frase dizendo: mamãenê ou papaiTé. Ou seja, traduzindo, mamãe dê para o neném! Papai dê para o Theo! É uma graça!
Gelo é brhuuuuu (será que é porquê fazemos este som, esfregando os braços quando estamos com frio?)
uva é avu, leite é tethi.
E por fim, quando ele está muito interessado em algo, e quer que alguém dê para ele o objeto (não necessáriamente de comer) ele fica pedindo com a mãozinha, estalando a língua. Este estalo com a língua é muito engraçado, mas extremamente sedutor. não tem quem resista a este pedido!
Ele também aprendeu a ser sem-vergonha. quando faz algo que não deixo digo Theozinho, não. Ele teima e eu digo NÃAAOOOOO! Ele repete o não (deixa de lado neste momento o non,non,non, sua marca registrada) balançando o dedinho, muito bem gesticulado.E quando faz algo muito pior, nos beija, estalado, para não levar bronca, pode?
Muito alegre meu menino está! Carinhoso também. Fico com saudades antes de dormir e me dá vontade de abraçá-lo. Quando estamos longe, tenho vontade de voltar, e quando estamos perto, tenho vontade de ficar mais perto ainda. Estou apaixonada!

5 comentários:

Anônimo disse...

Olha q coisa mais linda mais cheia de graça... Théo, meu amor, vc tá cada dia mais surpreendente, e eu cada dia mais feliz com vc!!!
Adoro ler como a cada semana aprende algo novo,queria muito poder participar de perto dessa evolução... mas como não posso,fico satisfeita de poder acompanhá-lo pelo Blog.
Te amo muito!!!!
Ah, papai e mamãe... amo vocês tb tá??!!rsrss
Beijos!!!

Anônimo disse...

Oi Su, O Theo está lindo!!!!!! Parabéns!!!!!!!! O renato tb está bem falante. O engraçado é quando falamos naaaaaaoooo, ele tb repete do mesmo jeito e ainda faz com o dedinho. Uma comédia. Tudo q eu falo, ele repete. É um papagaio! Ontem na escolinha a prof veio me dizer q ele falou o nome da cozinheira (Maria). Foi a sensação de ontem!!! Uma comédia estes cotoquinhos, né!!!!! beijos e boa semana!!!!!!

Lu disse...

Vim retribuir a visita e o comentário e encontrei um blog bonito, bem escrito e com fotos lindas!!!
E o Theo??? Que fofo!!!
Parabéns e volte sempre, ok?
Bjs

Anônimo disse...

Oi Su, quanta gracinha o Theo está fazendo, um fofo. A Mariana também, cada dia é uma novidade. Parabéns mais uma vez, ele está uma criança linda. Saudades de vocês, beijinhos, Dani , Mari e Nanda (Minha mais nova gatinha!).

Anônimo disse...

como está lindo esse menino!!!!!!!!

bjosssssss

Lilypie 3rd Birthday Ticker
Lilypie 5th Birthday Ticker