Essas três palavrinhas foram o tema da reunião dos pais na escola do Theo. A professora disse que, fugindo um pouco do pedagógico, devemos ensinar aos nossos filhos os conceitos dessas palavras.
e com isso algumas questões foram explicadas lá em casa. Theo, não parava de falar a palavra responsabilidade.
"Mãe, você acha que é responsabilidade guardar os brinquedos?"
"Mãe, é responsabilidade cuidar das minhas coisas"?
Agora entendi de onde vem essas indagações.
A professora falou em autonomia. disse para deixá-los tomar banho sozinhos, deixá-los se alimentar sozinhos, se virarem.
Parar de falar tudo no diminutivo.
Por isso compreendi outra fala do Theo. Na minha casa tem 2 esculturas de golfinho em madeira. Vira e mexe Theo fala algo relacionado a elas, chamando os animais de "Golfo" e não golfinhos, uma vez que o diminutivo é para bebês, achei o máximo!
Comprei até um livrinho bem legal que se chama "Bagunçado ou Bem Guardado", que fala sobre organizar os brinquedos, preservá-los e funciona com as crianças. Tocado pela estória, Theo recuperou seus quebra-cabeças e tem menos brinquedos espalhados pela casa.
A professora também falou para argumentar com eles. Por exemplo se uma criança bate em seu coleguinha elas dizem " você gostaria que fulano fizesse o mesmo com você"?.
Bem saímos da reunião mais conscientes de que nossos filhos não são mais bebês são meninos que estão sendo preparados para serem adultos de bem!
Ontem saímos só nós 3, papai eu e theo, para comermos uma pizza depois da reunião na escolinha. Sim pois depois da reunião fomos levados para a salinha de aula para conhecermos os trabalhos das crianças e para recebermos o relatório semestral.
a diretora falou para sempre valorizarmos seus trabalhos, que são feitos com muito empenho. Eu sempre elogiei e vi cada um com muito interesse, mas ontem resolvemos incrementar ainda mais, proporcionando ao theo um momento só dele conosco. E foi uma delícia. Theo pediu para irmos ao supermercado comprarmos coisas para o café da manhã. Achei uma graça, pois nós sempre tomamos café juntos, é um momento em família e acho que ele valorizou o momento também. depois pedimos pizza e vimos o caderno de trabalhinhos, cantamos e brincamos. Foi muito bom!
Mudando de assunto, estamos começando a pesquisar escolas bilíngues aqui em Belo Horizonte para matricular Theo ano que vem. Mas ainda tenho dúvidas com relação a esse método, se é realmente um ganho para a criança. Já li artigos falando que nada acrescenta, já li falando que estimula a criatividade da criança e já li que é prejudicial.
Alguém saberia me dizer mais sobre o assunto?