Duas são as tarefas que as aulas de natação que o Theo está fazendo tem. A primeira é aquela que está incutida no conceito de aula: fazer com que ele aprenda a nadar.
Esse aprendizado além de importante, até mesmo para segurança da criança, uma vez que saberá nadar se cair em uma piscina por acidente, é prazeroso e saudável. Nada melhor do que entrar no ambiente liquido e poder senti-lo em todo nosso corpo.
A outra função dessas aulas, que são duas vezes por semana, é a socialização do Theo. Ele está precisando entrar em contato com outras crianças e pessoas que não sejam do seu círculo familiar mais próximo. Ainda não considero que esteja na hora de colocá-lo na escolinha. Esperarei o momento em que ele aprenda a não precisar mais das fraldas e que saiba falar, ao menos um pouco. Acho que esses são recursos importantes para uma criança aguentar o baque de enfrentar novos ambientes, longe do que ele considera seguro e acolhedor. Mas as aulas de natação já começam a prepará-lo para o futuro. Ele terá que aprender a conviver (e confiar) com a tia Renata, com as outras crianças, dividir brinquedos, frequentar outros ambientes.
Acho que estamos fazendo certo, soltando o nosso pequeno, mas só um pouquinho, para ele não se sentir sem referências.